entrada
Flan de queijo da Ilha em cocote de courgette com saia folhada
Tempo de confeção20 minutos
Dificuldadedificuldade média
6 porções
Ingredientes
- 2 courgettes
- sal
- 10 g de Maizena
- 2 dl de creme culinário Vaqueiro
- 3 ovos
- 50 g de fiambre finamente picado
- 80 g queijo da Ilha ralado em fios pimenta de moinho
- 6 placas de massa folhada refrigerada
Preparação
- Ligue o forno e regule-o para os 220 °.
- Lave muito bem as courgettes e corte cada uma em 3 troços. Escave o interior com a ajuda de uma colher de modo a obter 6 “taças” (junte a polpa retirada a outros legumes para preparar uma sopa). Salpique o interior das courgettes com sal e deixe escorrer com a parte cortada virada para baixo.
- Dissolva a Maizena no creme culinário Vaqueiro, junte os ovos um a um batendo muito bem com uma vara de arames até estarem completamente desfeitos.
- Junte o fiambre finamente picado e o queijo ralado e tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na altura.
- Envolva os troncos de courgette nos quadrados de massa folhada e coloque-os sobre o tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Distribua o preparado de ovos e creme culinário Vaqueiro pelas courgettes e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até o recheio estar cozido e a massa folhada dourada e estaladiça.
O queijo da ilha tem um sabor muito intenso, pode substitui-lo por outros de sabores mais suaves como mozzarella, emmental ou gruyère





