dificuldade média
Frango na púcara com cebolinhas e ameixas secas
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções
Ingredientes
- 80 g de ameixas secas descaroçadas
- 0,5 dl de aguardente velha ou brandy
- 1 frango do campo
- 1 limão
- sal
- 2 colheres de sopa de colorau
- noz moscada
- 500 g de chalotas ou de cebolinhas pequenas
- 1 alho francês
- 4 a 5 dentes de alho
60 g de Vaqueiro Líquida
- 100 g de bacon
- 100 g de chouriço
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- 500 g de tomate maduro
- 1 embalagem de natas
- pimenta de moinho
Preparação
- Coloque as ameixas numa taça de molho na aguardente ou no brandy.
- Corte o frango em pedaços e coloque num tabuleiro.
- Corte o limão ao meio e esfregue muito bem os pedaços de frango com a parte cortada das duas metades de limão. Tempere os pedaços de frango com sal e salpique com o colorau e uma pitada de noz moscada ralada na altura.
- Descasque as chalotas ou as cebolinhas.
- Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem.
- Esborrache os dentes de alho.
- Corte o bacon e o chouriço em fatias.
- Aqueça a Vaqueiro Líquida num tacho grande e de fundo espesso. Introduza os pedaços de frango, o bacon e o chouriço e frite sobre lume médio a forte até o frango estar dourado de todos os lados. Junte os dentes de alho e as chalotas, deixe alourar um pouco as chalotas, reduza o lume e adicione as rodelas de alho francês e a folha de louro atada com o ramo de cheiros. Tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume muito brando.
- Entretanto lave o tomate, tire os pedúnculos e corte em gomos ao mesmo tempo que o limpa de grainhas. Adicione o tomate ao frango e deixe cozinhar tapado até o tomate estar macio. Junte as ameixas e a bebida em que demolharam. E deixe ferver mais um pouco até a carne estar tenra. Nessa altura junte as natas, tempere com pimenta moída na altura e rectifique o sal se achar necessário.
- Aumente um pouco o lume e deixe ferver destapado para apurar.





