dificuldade média
Legumes assados com molho morno de iogurte e mel
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadedificuldade média
6 porções
Ingredientes
- 1 pimento verde
- 1 pimento amarelo
- 1 pimento vermelho
- 1 beringela
- sal
- 1 courgette
- 1 bolbo de funcho
- 200 g de cogumelos pleurotos
- Vaqueiro Líquida
- orégãos
Para o molho
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
- 1 iogurte natural magro
- sal
- pimenta de moinho
- folhinhas frescas de funcho picadas
Preparação
- Ligue o grelhador do forno.
- Lave os pimentos e coloque-os sobre a grelha do forno, por baixo da resistência do grelhador. Vá virando os pimentos e deixe-os assar com a porta do forno aberta, até a pele dos pimentos estar tostada a toda a volta.
- Entretanto, corte a beringela em rodelas, coloque-as dentro de um escorredor e salpique com sal grosso. Corte a courgette em rodelas e espalhe-as sobre o tabuleiro do forno. Retire e reserve as folhinhas verdes ao bolbo de funcho e corte-o em meias luas, lave em água corrente, escorra e coloque ao lado da courgette. Lave os cogumelos, enxugue-os bem e coloque-os também no tabuleiro. Passe as rodelas de beringela por água corrente, escorra bem e disponha-as ao lado dos restantes legumes. Salpique os legumes com um pouco de sal, regue tudo com VaqueiroLíquida e perfume com orégãos.
- Quando os pimentos estiverem assados de todos os lados, retire-os do forno e coloque-os dentro de um saco de plástico. Feche o saco e deixe-os suar durante uns minutos para retirar a pele com maior facilidade. Introduza o tabuleiro com os legumes no forno e deixe assar até estarem macios.
- Entretanto tire a pele aos pimentos e limpe-os de sementes ao mesmo tempo que os rasga em tiras.
- Deite o mel e o sumo de limão numa molheira que possa ir ao microondas e aqueça durante cerca de 20 segundos na potência máxima. Adicione o iogurte, tempere com sal e perfume com as folhinhas de funcho picadas.
- Adicione os pimentos aos restantes legumes assados e sirva-os com o molho de iogurte e mel.





