Lombo de porco à chilena com molho Aji Colorado
Tempo de confeção20 minutos
4 porções

Ingredientes
- 50 g de Vaqueiro
- 1 kg de lombo de porco
- sal
- pimenta de moinho
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas
- 2 cenouras
- 1 talo de aipo
- 1 folha de louro
- ½ colher de chá de cominhos em pó
- 1 colher de chá de orégãos
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 dl de vinagre de vinho tinto
- água
- 12 pimentos (ou malaguetas)
- sal
- 1 dente de alho
- 2 dl de vinagre de vinho tinto
- *pode e deve ser preparado com vários dias de antecedência e reservado no frigorífico. Dependendo do tipo de malaguetas usado, este molho pode ficar extremamente picante.
Energy (kcal) | 0 kcal |
Energy (kJ) | 0 kJ |
Protein (g) | 0.0 g |
Carbohydrate incl. fibre (g) | 0.0 g |
Carbohydrate excl. fibre (g) | 0.0 g |
Sugar (g) | 0.0 g |
Fibre (g) | 0.0 g |
Fat (g) | 0.0 g |
Saturated fat (g) | 0.0 g |
Unsaturated fat (g) | 0.0 g |
Monounsaturated fat (g) | 0.0 g |
Polyunsaturated fat (g) | 0.0 g |
Trans fat (g) | 0.0 g |
Cholesterol (mg) | 0 mg |
Sodium (mg) | 0 mg |
Salt (g) | 0.00 g |
Vitamin A (IU) | 0 IU |
Vitamin C (mg) | 0.0 mg |
Calcium (mg) | 0 mg |
Iron (mg) | 0.00 mg |
Potassium (mg) | 0 mg |
Instruções
- Leve a Vaqueiro ao lume num tacho e, quando esta estiver quente, introduza o lombo de porco e aloure-o de todos os lados.
- Tempere com sal e pimenta moída na altura e adicione os dentes de alho, esborrachados e sem pele, e as cebolas, descascadas e cortadas em rodelas finas. Tape e deixe suar um pouco enquanto pela as cenouras e as corta em rodelas finas.
- Pele o talo de aipo, passe-o por água e corte-o em pedaços. Junte a cenoura e o aipo à carne. Adicione a folha de louro e as especiarias, regue com o vinagre e junte água quente até cobrir a carne.
- Quando começar a ferver, reduza o calor, tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume muito brando durante cerca de 2 horas, agitando o tacho de vez em quando. Retire do lume e deixe a carne arrefecer dentro do caldo de cozedura.
- Para o molho, lave as malaguetas, retire-lhes os pedúnculos, abra-as ao meio e elimine todas as sementes.
- Coloque as malaguetas num frasco, junte-lhes cerca de 1 colher de sopa de sal grosso, adicione o alho, descascado e esborrachado e o vinagre de vinho tinto. Tape o frasco, agite, e reserve de um dia para o outro.
- Triture tudo com a varinha até obter uma pasta e reserve tapado no frigorífico.
- Retire a carne já completamente fria do caldo e sirva-a, cortada em fatias, com o molho preparado. Reserve o caldo para outras preparações culinárias, pode inclusive congelá-lo.