Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Amanhe as lulas, reservando os tentáculos e "asas".
Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho, tire a pele e sementes ao tomate e corte em cubinhos. Corte o bacon em pedacinhos.
Numa picadora triture os tentáculos e as "asas" das lulas e o bacon. Junte metade da cebola e alho picados, o tomate, e parte dos coentros, picados na ocasião.
Com a restante cebola, alho e azeite faça um refogado sem deixar ganhar cor. Adicione os berbigões e um pouco de vinho, tape o tacho e deixe o marisco abrir. Depois de abertos retire os berbigões do tacho, separe-os da casca e junte-os ao preparado anterior, envolvendo bem. Rectifique os temperos tendo em conta o sal do bacon e dos berbigões.
Recheie as lulas sem encher demasiado. Feche cada lula com um palito.
Estufe as lulas no caldo dos berbigões, juntando o restante vinho e água, se necessário. Deixe ferver destapado por 5 minutos e depois cozinhe tapado em lume brando, vigiando a cozedura e a quantidade de caldo.
No fim da cozedura pique os coentros restantes e junte-os ao caldo. Dissolva a farinha num pouco de água fria ou leite e adicione ao caldo mexendo sempre. Cozinhe para engrossar e junte as gemas com o sumo de limão. Coza lentamente por mais uns minutos e rectifique os temperos. Sirva com arroz branco.
NOTA: Se os berbigões não estiverem depurados da areia , comece por deixá-los em repouso numa bandeja durante algumas horas, para perderem o cloro. Lave bem o marisco, mergulhe-o em água com sal (o teor do sal deve ser o mais aproximado possível do da água do mar) e deixe repousar durante 4 a 5 horas para eliminar a areia. Lave novamente o marisco e cozinhe.