aperitivo
Magrets de pato com confit de cebola roxa e batatas gratinadas
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadefácil
4 porções
Ingredientes
- 1 embalagem de molho béchamel
- 3 colheres de sopa de maionese Calvé
- 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
- 400 g de batata congelada (em rodelas ou cubos)
- tomilho fresco
- queijo ralado em fios
- 2 magrets de pato
- 2 a 3 cebolas roxas
- 2 malaguetas frescas de piripiri
30 g de Vaqueiro Líquida
- 2 dl de vinho tinto
- 1 pau de canela
- 2 a 3 colheres de sopa de groselha ou de açúcar mascavado
- sal grosso
- pimenta de moinho
Preparação
- Ligue o forno e regule-o para os 180º C na função calor estático.
- Deite o molho béchamel, a maionese Calvé e a mostarda numa tigela e mexa com uma vara de arames. Adicione as batatas em rodelas, salpique com algumas folhas de tomilho e um punhado de queijo ralado. Misture bem, mexendo com uma colher de pau.
- Deite a mistura num tabuleiro de louça, calcando ligeiramente para alisar a superfície, salpique com mais queijo ralado e leve ao forno até gratinar.
- Limpe o excesso de pele dos magrets de pato. Com uma faca bem afiada, faça golpes superficiais e cruzados na pele dos magret, sem chegar à carne.
- Descasque as cebolas roxas e corte-as em gomos finos.
- Limpe a s malaguetas de piripiri de sementes e pique-as em pedaços.
- Aqueça a Vaqueiro Líquida num tacho, junte a cebola e deixe amolecer sobre lume moderado, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho tinto, junte o pau de canela e deixe cozinhar sobre lume bando.
- Quando a cebola estiver bem macia e o vinho tinto totalmente evaporado, retire o pau de canela, envolva o xarope de groselha e deixe ferver mais uns minutos, para incorporar.
- Leve ao lume uma frigideira larga antiaderente. Salpique com sal grosso e deixe aquecer bem.
- Introduza os magrets na frigideira, com a pele para baixo, e tempere a face da carne com sal e pimenta moída na altura. Vá escorrendo regularmente a gordura que se acumula na frigideira, e mantenha o lume moderado, até que a pele do pato esteja bem corada e crocante. Nessa altura, vire os magrets e sele as peças de carne por baixo e nas faces laterais. Baixe o lume para o mínimo e deixe cozinhar até a carne estar no ponto desejado.
- Retire o gratinado de batata do forno. Sirva com os magrets de pato, cortados em fatias no momento, e o confit de cebola roxa.





