Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Corte o coelho em bocados e tempere com sal, pimenta, os cravinhos, o louro partido e os dentes de alho esborrachados. Regue com o vinho tinto, que deve ser de boa qualidade, e deixe marinar algumas horas. Se o coelho for bravo, o ideal é ficar na marinada 1 a 2 dias.
Derreta a Vaqueiro Refogado num tacho e junte-lhe os pedaços de coelho escorridos. Deixe alourar e entretanto aproveite para tirar a pele às salsichas. Pique o fígado do coelho e junte-o à carne das salsichas. Misture-lhe também as azeitonas picadas. Regue o coelho com a marinada, tape e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.
Enquanto o coelho está ao lume deite a farinha numa tigela e junte-lhe uma pitada de sal e a margarina Vaqueiro cortada em pedacinhos. Misture a margarina com a farinha, desfazendo-a com as pontas dos dedos, até a massa ficar com o aspecto de uma areia grossa. Nessa altura adicione-lhe a água e o vinagre e ligue tudo rapidamente. Molde a massa em bola e deixe repousar.
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
Escorra o coelho do tacho e depois de o deixar arrefecer um pouco, para não se queimar, separe a carne dos ossos e desfie-a.
Forre o fundo e os lados de uma forma com 2/3 da massa, estendida com a ajuda do rolo. Espalhe metade do picado de salsichas sobre o fundo, por cima distribua a carne do coelho
desfiada e termine com o restante picado. Cubra com a restante massa estendida, fazendo unir bem os bordos. Pincele a superfície com a gema, diluída num pouco de água e decore a gosto com algumas aparas de massa que tenham sobrado. Leve a cozer no forno cerca de 1 hora, ou até a superfície estar dourada.
Pode acompanhar com uma salada e arroz solto ou castanhas fritas.