aperitivo
Paté de pato em crosta dourada
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadefácil
8 porções
Ingredientes
- para a massa:
- 400 g de farinha
120g Vaqueiro especial para bolos
- 2 gemas
- ½ dl ± de óleo
- sal fino
- 1 dl ± de água fria
- 1 clara para pincelar
- para o paté:
- 200 g de carne de porco picada
- 200 g de carne de vitela picada
- uma clara
- 2 dl de natas
- um alho francês
- salsa picada
- 150 g de fígado de vitela
- sal e pimenta
- 1 peito de pato bastante grosso
- ½ dl de Aguardente Velha
- 250 de fiambre cortado fino
Preparação
- Deite a farinha num monte na bancada da cozinha, abra uma cavidade no meio e ponha a Vaqueiro amolecida cortada aos bocadinhos, as gemas (guarde as claras), o óleoe uma pitada de sal. Amasse tudo acrescentando a água aos poucos até ficar uma massa lisa e homogénea, forme uma bola, embrulhe em película transparente e guarde no frigorífico por 40 minutos.
- Entretanto ligue o forno a 200º e prepare o recheio.
- Ponha numa tigela as carnes picadas, a clara, as natas, sal e pimenta moída na altura e mexa até as carnes se misturarem. Acrescente o alho francês picado juntamente com uma colher de salsa picada, o fígado cortado aos bocados e misture tudo.
- Aqueça uma frigideira antiaderente em lume forte, faça 3 golpes na pele do peito do pato e ponha-o na frigideira para alourar, deite a Aguardente Velha, deixe evaporar e tire do lume.
- Estenda 2/3 da massa e forre o interior de uma terrina previamente untada com Vaqueiro Líquida, disponha no fundo a metade do fiambre, a metade do recheio, o peito do pato (com a pele) cortado em dois filetes, o resto do recheio, o resto do fiambre e tape com a restante massa fechando bem as bordas.
- Faça 3 buracos na tampa de massa e forre o interior com 3 chaminé feitas de papel de forno, pincele a superfície com a clara e ponha no forno por cerca de uma hora. Sirva frio.





