Perdiz estufada com recheio de frutos secos
Tempo de confeção45 minutos
Tempo de preparação
4 porções

Ingredientes
- 2 perdizes
- 1 cenoura
- ½ alho francês
- 1 talo de aipo
- sal
- pimenta de moinho
- 2 dl de Vinho da Madeira
- água
- 1 couve lombarda pequena
- 100 g de carne de vaca picada
- pimenta verde em grão
- 50 g de frutos secos (a gosto)
- 1 ovo
- 100 g de Vaqueiro Refogado
- 400 g de legumes miniatura
- 3 batatas
- cebolinho picado
- 75 g de foie-gras
Energy (kcal) | 0 kcal |
Energy (kJ) | 0 kJ |
Protein (g) | 0.0 g |
Carbohydrate incl. fibre (g) | 0.0 g |
Carbohydrate excl. fibre (g) | 0.0 g |
Sugar (g) | 0.0 g |
Fibre (g) | 0.0 g |
Fat (g) | 0.0 g |
Saturated fat (g) | 0.0 g |
Unsaturated fat (g) | 0.0 g |
Monounsaturated fat (g) | 0.0 g |
Polyunsaturated fat (g) | 0.0 g |
Trans fat (g) | 0.0 g |
Cholesterol (mg) | 0 mg |
Sodium (mg) | 0 mg |
Salt (g) | 0.00 g |
Vitamin A (IU) | 0 IU |
Vitamin C (mg) | 0.0 mg |
Calcium (mg) | 0 mg |
Iron (mg) | 0.00 mg |
Potassium (mg) | 0 mg |
Instruções
- Coloque as perdizes, completamente limpas, numa tigela e junte-lhes a cenoura, pelada e cortada em pedaços, o alho francês e o talo de aipo, lavados e cortados em rodelas. Tempere com sal e pimenta acabada de moer, regue com o Vinho da Madeira e deixe marinar de um dia para o outro.
- Ponha um tacho com água ao lume. Separe e lave as folhas de couve lombarda. Apare os talos e introduza-as na água quando esta estiver a ferver em cachão. Deixe ferver 2 a 3 minutos, escorra, passe por água fria e ponha a escorrer sobre um pano.
- Misture a carne picada com a pimenta verde, os frutos secos e o ovo.
- Retire as perdizes da marinada e abra-as ao meio pelo lado das costas e retire os ossos das costelas.
- Escolha 2 folhas de couve, grandes e que não estejam rasgadas, e coloque no centro de cada uma metade do recheio de carne. Embrulhe como se fosse uma trouxa e coloque-as nas cavidades das perdizes. Ate as perdizes com fio de cozinha de modo a que o recheio fique no interior.
- Leve metade da Vaqueiro Refogado ao lume com as perdizes, a marinada e as restantes folhas de couve. Deixe estufar, tapado, sobre lume brando até a perdiz estar tenra.
- Entretanto lave os legumes miniatura e coza-os durante 10 a 15 minutos em água a ferver temperada com sal. À parte coza as batatas com a pele.
- Retire as perdizes do tacho e reduza os legumes a puré. Adicione o foie-gras e leve a ferver de novo para reduzir um pouco.
- Escorra os legumes cozidos e salteie-os na restante Vaqueiro Refogado, enquanto pela as batatas e as esmaga grosseiramente com cebolinho picado.
- Sirva as perdizes com o molho, os legumes salteados e as batatas perfumadas com cebolinho.