dificuldade média
Picanha Assada com Vinho Tinto
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções
Ingredientes
- 150 g de bacon
- 1,250 kg de picanha
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 cenoura
- 2 folhas de louro
- alecrim
- 4 dl de vinho tinto
- pimenta em grão
- farinha
- 50 g de Vaqueiro Líquida
- sal
Preparação
- Corte 100 g de bacon em tiras estreitas para lardear a carne. Com um fusil fure a picanha de um lado a outro no sentido transversal e introduza nos orifícios as tiras de bacon com a ajuda de uma agulha de lardear. Ate a carne com cordel de cozinha à laia de paio para manter a forma.
- Descasque e pique a cebola e o dente de alho, pele a cenoura e corte-a em bocadinhos, junte as folhas de louro partidas em pedacinhos e algumas folhinhas de alecrim. Tempere com pimenta moída na altura e regue com o vinho tinto, que deve ser de boa qualidade. Coloque a carne num recipiente fundo e regue com a vinha d’alhos. Deixe marinar em lugar fresco de um dia para o outro, voltando a carne por diversas vezes para que tome o tempero por igual.
- Escorra a carne, enxugue-a com papel absorvente e passe-a por farinha sacudindo bem o excesso. Aqueça aVaqueiro Líquidanum tacho largo com o restantebacon picadinho. Introduza a carne e deixe-a alourar de todos os lados, sobre lume forte. Tempere com sal e regue com a vinha d’alhos. Tape o tacho, reduza o calor para o mínimo e deixe cozinhar durante cerca de 45 minutos ou até a carne estar macia.
- Retire a carne do tacho, coloque-a na travessa de serviço e deixe repousar cerca de 5 a 10 minutos. Corte-a em fatias e regue com o molho, previamente coado.
Acompanhe com batatas fritas e salada ou legumes salteados.





