Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Deite a farinha numa tigela, tempere-a com uma pitada de sal e misture-a com os óregãos.
Adicione a Vaqueiro cortada em pedaços e trabalhe com as pontas dos dedos até a mistura ter o aspecto de areia. Adicione o vinho e amasse rapidamente até ligar os ingredientes e obter uma massa maleável. Embrulhe e deixe repousar.
Passe as migas de paloco por água corrente até lhes tirar completamente o sal. Verifique se estão completamente limpas de espinhas e deixe-as de molho em água fria até estarem bem demolhadas.
Descasque as cebolas e o alho e corte-os em rodelas finas. Derreta a Vaqueiro num tacho, junte as rodelas de cebola e a folha de louro e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até a cebola começar a alourar.
Escorra o paloco e junte-o á cebolada. Tape e deixe suar sobre lume muito brando durante cerca de 10 minutos. Retire a folha de louro e desfaça as migas com uma colher de pau. Adicione a farinha, misture bem e junte o molho de tomate. Deixe engrossar um pouco mexendo de vez em quando.Tempere com sal e pimenta moída na altura.
Retire do lume e junte algumas azeitonas, descaroçadas e picadas e deixe arrefecer.
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
Retire cerca de 1/3 da massa e reserve.
Estenda a restante massa e forre o fundo e as paredes laterais de uma forma de tarte com cerca de 26 cm de diâmetro e bordo alto.
Deite o recheio, já frio, na tarte e estenda a restante massa com a ajuda do rolo num círculo com o diâmetro da forma. Cubra o recheio com a rodela de massa e una bem os bordos.
Pique a superfície da massa várias vezes com a ponta de uma faca ou com um garfo e leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até a massa estar dourada.