fácil
Pinha dourada com creme de limão e amêndoa tostada
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadefácil
4 porções

Ingredientes
- 100 g + 125 g de açúcar
- 1 dl de água
- 1 limão
- 4 ovos
- 1 colher de sobremesa de vinagre de sidra
- 1 colher de chá de amido de milho Maizena
- 30 g de Vaqueiro Sabor a Manteiga
- 50 g de amêndoas laminadas
Preparação
- Deliciosas Nuvens!
- 1. Ligue o forno e regule-o para os 180ºC (calor estático).
- 2. Deite 100 g de açúcar num tachinho, junte-lhe 3 tiras da casca de limão e leve a ferver sobre lume moderado.
- 3. Ao mesmo tempo parta os ovos separando as gemas das claras.
- 4. Bata as claras até estarem em espuma. Adicione a pouco e pouco o restante açúcar e o vinagre de sidra sem parar de bater até as claras estarem bem espessas e formarem picos.
- 5. Unte um tabuleiro de louça com Vaqueiro sabor a manteiga e deite aí as claras em colheradas. Coloque o tabuleiro na parte central do forno e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos.
- 6. Entretanto, desfaça as gemas com o amido de milho Maizena. Retire as tiras de limão da calda de açúcar e junte-a, em fio, às gemas mexendo sempre com uma vara de arames.
- 7. Deite a mistura de novo no tachinho e leve a engrossar sobre lume brando, mexendo sempre.
- 8. Adicione a Vaqueiro Sabor a Manteiga em pedaços e o sumo de meio limão. Continue a mexer até a Vaqueiro derreter e o molho voltar a espessar. Retire do lume e deixe arrefecer.
- 9. Aloure as amêndoas laminadas numa frigideira antiaderente.
- 10. Retire as claras do forno, deixe arrefecer um pouco e regue com o creme de limão.
- 11. Polvilhe com as amêndoas tostadas e sirva morno ou frio.
