dificuldade média
Pudim de foie
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
6 porções
Ingredientes
- 600 g de fígado de vitela
- 0,5 dl de vinho do Porto
- 80 g de toucinho entremeado
50 g de Vaqueiro Clássica
- 1 dente de Alho
50ml Vaqueiro líquida
- 50 g de farinha
- 4 dl de leite
- 6 gemas
- sal
- pimenta
- noz moscada
Preparação
- Limpe o fígado e corte-o em iscas. Coloque numa tigela e tempere com sal, pimenta moída na altura e junte o vinho do Porto.
- Corte o toucinho em tiras.
- Deite a Vaqueiro Clássicae o dente de alho numa frigideira, leve ao lume e quando estiver quente junte as tiras de toucinho e salteie de ambos os lados até estarem douradas. Adicione as iscas escorridas da marinada e aloure-as de ambos os lados sobre lume médio a forte. Junte o líquido da marinada e deixe cozinhar até o fígado estar dourado por fora, mas ainda rosado por dentro. Retire a frigideira do lume e deixe arrefecer.
- Ligue o forno e regule-o para os 180 º C.
- Ponha a Vaqueiro num tacho e assim que estiver quente acrescente a farinha, mexa com uma vara de arames até absorver a gordura e regue com o leite. Mexa energicamente com a vara de arames até dissolver a mistura, tempere com sal e pimenta moída na altura, uma pitada de noz moscada e continue a cozer sobre lume brando, mexendo sempre, até obter um bechamel bastante espesso.
- Retire do lume e junte as gemas, uma a uma, mexendo rapidamente com a vara de arames para que não talhem.
- Pique o fígado no robot de cozinha até ficar bem cremoso e adicione a pasta obtida ao bechamel preparado. Deite a mistura numa forma de pudim bem untada com Vaqueiro Líquida.
- Coloque a forma no tabuleiro do forno sobre um pano dobrado. Encha o tabuleiro com água a ferver e introduza-o no forno. Deixe o pudim cozer em banho-maria durante cerca de 45 minutos.
- Depois de cozido, retire do forno e deixe arrefecer completamente.
- Desenforme para o prato de serviço e sirva, cortado em fatias.
Acompanhe com salada de alface e rabanetes, salpicada com picles picados.





