dificuldade média
Pudim de frutos vermelhos
Tempo de confeção35 minutos
Dificuldadedificuldade média
10 porções
Ingredientes
- 4 folhas de gelatina
- água
- 450 g de frutos vermelhos congelados
- 120 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 2 colheres de sopa de licor de amêndoa (opcional)
- 8 a 10 fatias de pão de forma sem côdea
- natas
Preparação
- Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria.
- Deite os frutos vernmelhos, o açúcar, 1 dl de água e o pau de canela num tacho e leve ao lume. Deixe ferver suavemente durante cerca de 10 minutos. Escorra a gelatina, junte-a ao frutos, se quiser adicione também o licor de amêndoae mexa até dissolver.
- Forre o fundo uma forma de mola de 20 cm de diâmetro com fatias de pão. Por cima espalhe parte da calda dos frutos vermelhos e metade dos frutos. Cubra com mais fatias de pão e pressione com as mãos para fazer aderir à camada de baixo. Espalhe sobre a superfície os restantes frutos e regue com mais calda, reservando alguma para a última camada. Cubra toda a superfície com as restantes fatias de pão, volte a pressionar com as mãos para que o pão fique bem embebido e regue com a restante calda.
- Cubra a superficie com um película aderente e por cima coloque um tacho, do mesmo diâmetro da forma, com água fria para fazer peso e exercer pressão sobre as várias camadas de maneira a compactá-las.
- Leve ao frigorífico e deixe referescar bem.
- Regue a superfície com um fio de natas.
Sirva com uma bola de gelado de natas ou de baunilha.





