Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
4 colheres de sopa bem cheias de gila cozida (ou doce de gila)
9 gemas + 3 ovos
1 colher de sopa de Maizena
Para o caramelo
100 g de açúcar
água
Instruções
Preparação
Leve o açúcar ao lume com a casca de limão, o pau de canela e a água. Deixe ferver sobre lume brando até obter ponto de fio. Retire o pau de canela e a casca de limão, adicione o Vinho do Porto e a gila cozida e misture bem. Quando levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer.
Junte as gemas desfeitas com os ovos e misture bem, adicione a Maizena e mexa até a dissolver completamente no preparado.
Prepare um caramelo dourado com o açúcar e um pouco de água e barre o fundo e as paredes laterais de uma forma lisa de buraco. Deite o preparado na forma, tape com papel de alumínio e coloque sobre um pano dobrado num tabuleiro de forno. Cozer em forno moderado durante cerca de 60 minutos.
Desenforme o pudim quando estiver morno.
Para partir a abóbora gila, introduza-a num saco de plástico, feche bem e atire-a ao chão, ou bata-lhe com um objecto pesado, nunca utilize a faca, pois o contacto com o metal confere-lhe um sabor desagradável. Retire-lhe todas as pevides e lave-a em várias águas antes de cozer. Se usar doce de gila reduza um pouco na quantidade de açúcar.