dificuldade média
Salada de peito de pato com citrinos
Tempo de confeção20 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções
Ingredientes
- 2 peitos de pato
- 2 laranjas
- 1 toranja
- pimenta preta de moinho
- sal
50 dl de Vaqueiro Líquida
- flor de sal
- manjericão roxo
- 1 dl de azeite
- 150 g de rúcula
- sementes de linhaça
Preparação
- Dê vários golpes em diagonal, de modo a formar losangos na pele do pato. Tempere com raspa da casca de uma das laranjas e pimenta preta moída na altura.
- Tire a casca à laranja e à toranja e corte em gomos de modo a eliminar a película branca que os envolve. Reserve os gomos e aproveite o suco que tiver escorrido e junte-lhe o sumo da restante laranja.
- Leve uma frigideira antiaderente ao lume, deixe aquecer e introduza os peitos de pato com a pele virada para baixo. Deixe alourar sobre lume médio a forte de ambos os lados. Reduza o lume, tempere com sal e deixe cozinhar até a carne estar macia mas rosada por dentro.
- Retire a carne da frigideira, deite fora a gordura do pato e leve a mesma frigideira ao lume com a Vaqueiro Líquida. Deixe aquecer, junte parte do sumo dos citrinos e ferve um pouco.
- Ao mesmo tempo deite o azeite e o restante sumo dos citrinos no copo da varinha mágica, adicione 4 a 5 folhas de manjericão e triture com a varinha.
- Disponha as folhas de rúcula nos pratos de serviço e salpique com flor de sal. Por cima disponha os peitos de pato cortados em fatias. Regue com a emulsão de azeite e manjericão e enfeite com os gomos de citrinos e folhas frescas de manjericão.
- Salpique com sementes de linhaça e sirva o molho à parte para fazer dipping.





