dificuldade média
Salmão no forno com mostarda e mel
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
4 porções
Ingredientes
- 1 lombo de salmão sem pele nem espinhas (+ 1 kg)
- sal
- pimenta de moinho
- 2 limões
- 1 malagueta de piripiri
- 2 colheres de sopa de mostarda Calvé
- 1 colher de sopa de mel
- 800 g de batatinhas novas para cozer
- água
- 1 cebola
- 1 alho francês
Vaqueiro Líquida
- sementes de sésamo
40 g de Vaqueiro Clássica
- 1 dente de Alho
- 150 g de canónigos
Preparação
- Tempere o salmão com sal, pimenta moída na altura, a raspa da casca e o sumo de um dos limões.
- Lave a malagueta, limpe-a de sementes e pique em pedacinhos. Misture-a com a mostarda e o mel e espalhe sobre a superfície do salmão. Deixe marinar durante 1 a 2 horas.
- Entretanto, lave as batatinhas, coloque-as num tacho, cubra com água, tempere com sal e leve a cozer sobre lume moderado até estarem macias.
- Ligue o forno e regule-o para os 180º C.
- Descasque a cebola e corte-a em gomos. Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra. Deite um pouco de Vaqueiro Líquida numa frigideira, deixe aquecer, junte a cebola e o alho francês e deixe cozinhar até ficarem moles.
- Disponha a cebola e o alho francês à volta do salmão, regue-o com um pouco de Vaqueiro Líquida e salpique com sementes de sésamo. Leve o peixe ao forno entre 10 a 15 minutos.
- Depois de cozidas, escorra as batatas, volte a introduzir no tacho, adicione a Vaqueiro Clássicae o dente de alho, leve ao lume e salteie até estarem douradas. Retire do lume, junte os canónigos e misture bem.
- Sirva o salmão, com o restante limão cortado em gomos, acompanhado das batatinhas salteadas com canónigos.





