Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Coza a lagosta durante 20 minutos em água temperada com sal, o alho francês em tiras, 1 cebola espetada com o cravinho, a cenoura em palitos e os grãos de pimenta.
Retire a lagosta e introduza no caldo as postas de corvina. Deixe cozer durante 10 minutos.
Escorra o peixe, coe o caldo e reserve.
Leve a farinha ao lume numa frigideira anti-aderente e deixe alourar, mexendo com uma colher de pau.
Derreta a margarina Vaqueiro numa panela, junte a restante cebola, descascada e picada e os tomates, pelados e sem grainhas, esmagados. Deixe refogar durante alguns minutos sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Polvilhe com a farinha torrada, mexa e regue com um pouco do caldo de peixe. Reduza a puré com a varinha e adicione o restante caldo mexendo bem (o caldo deve perfazer 1,2 litros, se não for suficiente, adicione um pouco de água). Quando ferver, adicione os coentros picados e deixe engrossar. Entretanto limpe o peixe de pele e espinhas e faça-o em lascas. Retire a cabeça à lagosta aproveitando o seu conteúdo e retire a casca e a tripa ao corpo. Corte o lombo de lagosta em bocados e junte-o ao peixe.
Adicione o peixe e a lagosta à sopa, rectifique os temperos e deixe retomar fervura.
Sirva a sopa polvilhada com coentros frescos picados e croutons de pão frito.
Esta sopa ficará ainda mais rica e saborosa se em vez das postas de corvina usar uma cabeça de peixe fresco.
Tomate - como pelar: Pegue num tomate e depois de o lavar, dê um golpe em forma de cruz na base. Coloque o tomate num recipiente e regue com água a ferver. Depois de escaldado, verá como a pele se começa logo a soltar. Retire-o da água e surpreenda-se com a facilidade com que retira a pele.