Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
300 g de bolachas de chocolate com pepitas de chocolate
50 g de Vaqueiro
2 a 3 colheres de sopa de licor de laranja
Para o recheio:
3 folhas de gelatina
água
1 lata de leite condensado
30 g de cacau em pó
40 g de Vaqueiro
2 ovos
Para o praliné de amêndoa:
70 g de açúcar
25 g de Vaqueiro
70 g de amêndoa grosseiramente picada
Instruções
Preparação
1. Triture as bolachas no robô de cozinha. Junte a Vaqueiro cortada em pedaços e o licor e volte a triturar.
2. Deite o preparado numa forma de tarte e espalhe com a palma das mãos até distribuir as bolachas uniformemente pelo fundo e base da forma.
3. Ponha a gelatina de molho em água fria.
4. Deite o leite condensado num tacho, junte o cacau em pó e a Vaqueiro em pedaços e leve a lume brando mexendo sempre com uma vara de arames até o creme estar uniforme e fazer estrada no fundo do tacho.
5. Parta os ovos separando as gemas das claras. Retire o creme do lume, e junte-lhe as gemas, mexendo energicamente com a vara de arames, para não talharem. Adicione a gelatina e mexa até dissolver.
6. Bata as claras até estarem em castelo bem firme e envolva-as no creme de chocolate. Deite o preparado sobre a caixa de bolacha e leve ao frigorífico ou, se preferir, ao congelador.
7. Deite o açúcar e a Vaqueiro numa frigideira antiaderente. Leve a lume brando e deixe derreter até o açúcar começar a caramelizar. Junte as amêndoas picadas ao açúcar caramelizado, mexa, e espalhe o preparado sobre uma folha de papel vegetal. Deixe arrefecer.
8. Parta a placa de nougat em pedaços e volte a picar no robô de cozinha. Espalhe sobre a tarte e sirva.