Press Enter or Space to expand or collapse and use down arrow to navigate to the tab content
close menuopen menu
Click to read more about this recipe
Includes
Your webbrowser is outdated and no longer supported by Microsoft Windows. Please update to a newer browser by downloading one of these free alternatives.
Prepare a massa, misturando numa tigela, a farinha, o açúcar e a margarina Vaqueiro, cortada em bocadinhos. Junte a água e amasse até obter uma massa homogénea e ligada. Estenda a massa com a ajuda do rolo e forre uma tarteira com cerca de 20 cm de diâmetro. Reserve no frigorífico durante 1 hora.
Aqueça o forno a 190ºC. Pele e retire as sementes ao tomate verde e corte-o em bocados. Deite-o num tacho e leve ao lume com 150 g de açúcar, o pau de canela e a casca do limão. Deixe cozer até formar uma compota mais ou menos espessa. Reserve.
Pele e corte ao meio o tomate maduro. Retire-lhe as grainhas e coloque-o sobre um tabuleiro com a parte cortada virada para baixo. Polvilhe com o restante açúcar e deixe marinar enquanto coze a tarte.
Coza a massa no forno já quente durante cerca de 12 minutos. Retire a tarte do forno e reduza a temperatura para 140ºC. Introduza então o tabuleiro com o tomate e deixe cozinhar durante 40 minutos. Deite a compota de tomate verde na tarte.
Retire cuidadosamente os tomates assados do tabuleiro e coloque-os sobre o recheio de tomate verde, salpique com açúcar e leve a gratinar no grill do forno até ficar dourada.
Sirva esta deliciosa tarte acompanhada com um queijo de pasta mole e pouco aromático.
Tomate - como pelar: Pegue num tomate e depois de o lavar, dê um golpe em forma de cruz na base. Coloque o tomate num recipiente e regue com água a ferver. Depois de escaldado, verá como a pele se começa logo a soltar. Retire-o da água e surpreenda-se com a facilidade com que retira a pele.