dificuldade média
Travesseiros com doce de grão e amêndoa
Tempo de confeção45 minutos
Dificuldadedificuldade média
15 porções

Ingredientes
- 200 g de grão cozido em conserva
- água
- 1 pau de canela
- 1 laranja
- 180 g de açúcar
- 100 g de amêndoa finamente ralada
- 6 gemas
- 5 folhas de massa filo
- Vaqueiro Líquida
- canela em pó
- açúcar em pó
Preparação
- Passe o grão cozido por água e coloque-o numa panela. Cubra com água, junte-lhe o pau de canela e uma casca de laranja. Leve ao lume e deixe ferver suavemente durante 10 minutos.
- Entretanto esprema a laranja, coe cerca de 1 dl de sumo, deite num tachinho, junte-lhe o açúcar e leve ao lume. Deixe ferver sobre lume brando durante 5 a 6 minutos.
- Escorra o grão, retire-lhe o pau de canela e a casca de laranja e triture com a varinha mágica ou na picadora até obter um puré liso. Junte a calda de açúcar ao puré de grão e misture muito bem.
- Adicione a amêndoa finamente ralada e as gemas, uma a uma sem parar de mexer. Leve a mistura de novo ao lume e deixe engrossar um pouco, mexendo sempre, até secar um pouco.
- Mude o doce para uma tigela e deixe arrefecer completamente.
- Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.
- Pincele cada folha de massa filo com Vaqueiro Líquida e corte em 3 tiras. Dobre cada tira de massa ao meio, por cima coloque um pouco do doce de grão moldado em rolo e embrulhe como se fosse um travesseiro.
- Coloque os travesseiros sobre o tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 10 minutos ou até a massa estar dourada e estaladiça.
- Retire do forno, deixe arrefecer e polvilhe com canela e açúcar em pó.
